O verão da safra agrícola de 2019/20 chegou, e este período em particular coincide com a época em que a produção de milho ganha destaque não apenas entre os produtores agrícolas de Angola. Muitas pessoas que utilizam o milho para alimentação humana e animal, tanto no país quanto em outros, também são entusiastas do cultivo.

O milho é, de fato, o grão mais cultivado no mundo, e com os recentes efeitos das mudanças climáticas, que se manifestam na forma de secas/inundações e uma proliferação de pragas como a lagarta-do-cartucho, a produção de milho foi afetada de diversas maneiras.

Esses fatores variam desde o aumento do custo de produção, devido ao custo adicional do controle de pragas, até a redução da produção e da produtividade por unidade de área, particularmente em Angola. Recentemente, os agricultores angolanos registraram médias de mais de 2 toneladas por hectare, em comparação com as 1,47 toneladas da safra anterior, conforme relatado pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Ministério da Agricultura.